O presidente Lula (PT) lançou, nesta terça-feira (24), o Projeto Sertão Vivo – Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste. Ao todo, serão investidos R$ 1,75 bilhão para 430 mil famílias no semiárido nordestino. Na Paraíba, haverá um investimento de R$ 150 milhões para 38 mil famílias.
Durante o evento, João agradeceu a Lula pelo projeto e disse que o petista tem mudado a realidade do país desde que assumiu a Presidência da República. “Parabenizo ao presidente Lula por transformar esse país em tão pouco tempo. Vivemos uma nova realidade graças a decisões como essas que estão sendo tomadas”, celebrou Azevêdo.
O Projeto Sertão Vivo pretende apoiar projetos de todos os estados da região Nordeste que promovam o aumento da resiliência climática da população rural do Semiárido do Nordeste brasileiro, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais (povos indígenas, fundo de pasto, quilombolas etc).
Os agricultores familiares beneficiados deverão adotar princípios e práticas que proporcionem acesso à água, aumentem a produtividade e a segurança alimentar das famílias beneficiadas, ampliem a resiliência dos sistemas de produção agrícola, restaurem ecossistemas degradados e promovam a redução das emissões de gases do efeito estufa.