O apagão que deixou 25 estados e o Distrito Federal sem energia elétrica durou cerca de 15 minutos na Paraíba, segundo informou a Energisa, concessionária que fornece energia no estado. O fornecimento foi interrompido por volta das 8h30, e afetou cerca de 570 mil clientes em 113 municípios paraibanos, o que representa em torno de 30% dos clientes da Energisa.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema foi causado por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu 16 mil MW de carga.
“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, disse a nota do ONS.
Em João Pessoa, os primeiros relatos de falta de energia elétrica foram nos bairros do Tambiá, Bancários e Bessa. Em seguida, surgiram nas redes sociais relatos de falta de energia em Campina Grande, São João do Rio do Peixe, Cabedelo, Santa Rita e Mamanguape.
A falta de energia elétrica afetou vários semáforos de João Pessoa. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital (Semob-JP), a equipe semafórica está vistoriando todos os pontos. Os semáforos foram todos restabelecidos por volta das 11h.