Salvar vidas. Esta missão tão especial do Corpo de Bombeiros está sendo repassada para crianças paraibanas por meio do projeto “Bombeiro Mirim”, que foi implantado na cidade de Monteiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Monteiro, por meio da Secretaria de Educação. O programa tem como objetivo incluir socialmente meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, com aulas de combate a incêndios, busca e salvamento, primeiros socorros, prevenção às drogas, além de várias atividades culturais.
As crianças e adolescentes da Escola Adalice Remígio, no bairro do Mutirão, já estão sendo beneficiadas com a iniciativa do Corpo de Bombeiros através de atividades socioeducativas e culturais do projeto que são realizadas semanalmente, sob a coordenação do capitão Germano, comandante da 7ª CIBM, que objetiva oferecer mais oportunidade de inclusão social às crianças e adolescentes, contribuindo com a sua formação por meio de instruções práticas e teóricas baseadas na doutrina bombeiro mirins.
“Este é um programa totalmente gratuito, onde as crianças têm noções de civismo, cidadania e disciplina, além de conhecimentos básicos como: prevenção e combate a incêndios, resgate e salvamento, entre outras do meio bombeiro militar”, comenta Vânia Reis, diretora da Escola Adalice.
Sobre o projeto
O ‘Bombeiro Mirim’ desenvolve atividades de apoio socioeducativo e cultural com crianças e adolescentes, entre 9 e 13 anos, e que estejam devidamente matriculadas nas escolas públicas das áreas de atendimento das unidades operacionais do Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba. O programa contribui com a formação social de meninos e meninas, por meio de instruções práticas e teóricas.
No projeto, as crianças têm aulas sobre acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, prevenção ao uso de drogas, práticas esportivas, apoio pedagógico, além de atividades culturais.
Desde 2011, o ‘Bombeiro Mirim’ tem capacitado crianças e adolescentes com noções básicas das atividades de bombeiros, incluindo primeiros socorros e prevenção de incêndios. O projeto também funciona em outros municípios da Paraíba.