O plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na manhã desta terça-feira (27), o Projeto de Lei apresentado pelos deputados Cabo Gilberto Silva (PL) e Walber Virgolino (PL) que previa a concessão do título de cidadão paraibano ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A honraria foi apresentada ainda em 2019, mas só foi colocada em votação no fim do mandato do presidente.
Votaram a favor ao título: Anderson Monteiro, Taciano Diniz, Cabo Gilberto Silva, Camila Toscano, Walber Virgolino, Moacir Rodrigues, Dra. Jane Panta, Dra. Paula, Jutay Menezes, Felipe Leitão, Galego de Sousa, Jutay Menezes,
Votaram contra o título: Anísio Maia, Doda de Tião, Inácio Falcão, Pollyanna Dutra, Chió, Cida Ramos, Edmilson Soares, Estela Bezerra, Jeová Campos, Ricardo Barbosa, Wilson Filho,
Abstenção: Adriano Galdino, Buba Germano, Dr. Érico.
O delegado Walber saiu em defesa da proposta e ironizou os apoiadores do presidente diplomado, Lula (PT). “Estamos analisando o que Bolsonaro fez pela Paraíba. Lula tem o título de cidadão paraibano e o que fez pela Paraíba? Ele humilhou o povo da Paraíba com programas sociais, deu esmola. Bolsonaro fez o que? Hoje, muitas pessoas deixaram de morrer porque Bolsonaro mandou vacina. O presidente Bolsonaro enviou recursos para combater Covid-19. O presidente Bolsonaro fez pela Paraíba, construiu, trouxe saúde, trouxe educação”, disse.
Já a deputada Pollyanna Dutra (PSB), ex-candidata ao Senado, foi contrária ao texto. “O povo brasileiro teve juízo de não votar no malfeitor. Polêmico e turbulento. A nossa avaliação como paraibanos é negativa. Nenhuma contribuição esse cidadão deu a Paraíba. Ele fez um desmonte, desmontou tudo que funcionava no país. Ele simplesmente desmontou o PNI, desastroso os índices de Bolsonaro. Chamou todo mundo de Paraíba, lembra? Malfeitor. Na educação um absurdo. Um absurdo que fez com as universidade. Aqui na Paraíba ele foi responsável por fechar as nossas universidades. Todas as áreas temos fatos negativos para falar sobre o presidente”, frisou.
O deputado federal eleito Cabo Gilberto Silva (PL) reagiu à Pollyanna. “Essa casa aprovou título de cidadão para o ex-presidiário Lula. Mas, vamos falar as coisas boas de Bolsonaro para Paraíba. Usina fotovoltaica, transposição do Rio São Francisco, desvios ferroviários, mais de 38 mil famílias receberam casa própria, paraibanos receberam Auxílio Emergencial. Comprou todas as vacinas que estão no braço dos senhores. Toneladas de alimentos para quem mais precisa. É importante dar esse título a Bolsonaro. Os senhores que têm base de prefeitos, nenhum prefeito pode reclamar do Governo Federal, foram os mais beneficiários com repasses de recursos”, destacou.
A deputada petista Cida Ramos condenou o projeto. “Na política tem uma máxima, uma mentira muitas vezes repetida tende a se tornar verdade. Que bom que o povo brasileiro não deixou essa máxima tão bem representada por Bolsonaro se tornasse realidade. Cabo Gilberto clama, me ajuda. Pollyanna, a gente ajuda a quem merece e quer ser ajudado. Infelizmente, Cabo Gilberto não conseguiu relatar a verdade. O que dizer a milhares de servidores e estudantes da UFPB, UFCG, dos IF’s, que tiveram cortes no orçamento? O que dizer as mães que tiveram seus filhos mortos? O que dizer da seca no Cariri, no Brejo, no Sertão e o corte nos Carro-Pipa em protesto por não ter ganho a eleição? Não podemos dar um título a quem fez o que fez com Marielle Franco, e nós não vamos deixar um título passar a quem desmoralizou as mulheres”, resumiu.
Com MaisPB