Os prefeitos e vereadores de todo o Brasil poderão ter seus mandatos estendidos por mais dois anos, graças a uma EC – Emenda Constitucional que está tramitando no Congresso Nacional desde o começo ano que trata sobre a tão falada “Reforma política”. No texto da lei não haverá mais reeleição e o pleito acontecerá a cada quatro anos e serão gerais, ou seja, serão votados de vereadores a presidente da república no mesmo dia.
Ainda segunda as informações repassadas pelos maiores jornais do país o projeto deve ser votado até o mês de setembro deste ano. Se aprovado, todos os atuais prefeitos e vereadores terão mais dois anos de mandato e só voltarão a concorrer no ano de 2018 ao invés de 2016.
O projeto de lei está sendo analisado na câmara federal e no senado ao mesmo tempo para ganhar mais agilidade no processo legiferante. A presidência da Câmara já se posicionou sobre o assunto e disse, que esse projeto é de interesse nacional e vai coloca-lo em votação. Enquanto a lei não é aprovada, os atuais vereadores e prefeitos esperam ansiosos pelo desfecho do tema e articulam acordos políticos para as próximas eleições.