O avião com os corpos do presidenciável Eduardo Campos (PSB) e de mais quatro pessoas, vítimas de um acidente aéreo ocorrido na última quarta-feira (13), em Santos, chegou por volta das 23h deste sábado (16) ao Recife. Três deles seguem em cortejo pelas ruas da cidade em veículo do Corpo de Bombeiros, em direção ao palácio do governo, onde serão velados. O quarto corpo, do cinegrafista Marcelo Lyra, segue para o cemitério Morada da Paz, onde terá o velório realizado.
Sete pessoas morreram no acidente – seus corpos haviam deixado o IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo, na zona oeste da capital, durante a tarde.
Os corpos do ex-governador pernambucano, de seu assessor Carlos Augusto Leal Filho, do fotógrafo Alexandre Severo Gomes e do cinegrafista Marcelo Lyra chegaram ao Recife. O mesmo avião leva o corpo do assessor Pedro Valadares Neto para Aracaju. O corpo do piloto Geraldo da Cunha será levado para Governador Valadares (MG), e o do do piloto Marcos Martins, para Maringá (PR).
A previsão é que a abertura dos portões ao público ocorra somente depois das 2h da manhã deste domingo (17). Às 23h, cerca de 1.000 pessoas esperavam o início da cerimônia, mesmo com as rápidas chuvas que caem na capital pernambucana. Fãs encararam até 8 horas de viagem e chuva para se despedir de Campos no velório.
A estrutura para o velório já está montada. A decisão de utilizar a calçada do palácio – e não o salão -, foi tomada em razão da grande quantidade de pessoas que deve passar pelo local.
A identificação dos corpos foi concluída na tarde deste sábado, conforme anunciou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A liberação foi possível após o recebimento dos atestados de óbito, que haviam sido emitidos em Santos e foram trazidos a São Paulo de helicóptero.
Em um comboio com sete veículos, os corpos seguiram por volta das 16h30 para a base aérea de Guarulhos, onde foram embarcados em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), que decolaram no começo da noite de hoje.