O racionamento de água nas cidades abastecidas pelo Sistema Adutor do Congo, no Cariri paraibano, retorna neste fim de semana. No último fim de semana, o racionamento foi suspenso pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA, devido a uma paralisação na adutora do Congo na última terça-feira (07), para uma manutenção no afluente do açude Cordeiro, responsável pelo abastecimento.
O racionamento tem início às 6hs do sábado, com retorno do abastecimento às 6hs da segunda-feira. O racionamento atinge cerca de nove cidades do Cariri, sendo elas: Amparo, Congo, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Prata, São João do Cariri, São José dos Cordeiros e Serra Branca.
A CAGEPA ainda não confirmou, mas há possibilidades do racionamento ser ampliado até o final do ano nestas cidades, devido ao baixo volume de água existente no açude do Congo.
Recentemente, o Governador Ricardo Coutinho assinou o termo de autorização à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para realizar a dispensa de licitação das obras de reforço do sistema adutor do Congo, partindo do açude de Sumé.
Esta semana, o Secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, disse em entrevista a impressa paraibana, que o início da construção de novas adutoras no Estado, incluindo está ligação do açude de Sumé para o adutor do Congo, deverão iniciar ainda este mês.