O programa Linha Direta, da Rede Globo, exibiu nesta quinta-feira (11), um episódio sobre o que ficou conhecido como ‘Barbárie de Queimadas’.
Polícia e Justiça da Paraíba receberão uma “forcinha” e tanto para encontrar Eduardo dos Santos Pereira, considerado mentor do crime, condenado a 108 anos de prisão, em setembro de 2014.
O programa, que reestreou semana passada, sempre ajudou a encontrar muitos foragidos da Justiça pelo país.
Em novembro de 2020, Eduardo fugiu da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes de João Pessoa, conhecida como PB1. De acordo com o então secretário executivo da Administração Penitenciária, João Paulo Barros, a fuga aconteceu entre 19h e 20h do dia 17.
O preso fugiu pela porta lateral que dá acesso ao almoxarifado. Os quatro policiais penais que faziam a segurança do setor foram encaminhados à Central de Polícia ainda na noite da terça, para prestar esclarecimentos.
O delegado geral da Polícia Civil da época, Isaías Gualberto, afirmou ao G1 que um deles foi autuado por facilitação culposa e, em seguida, liberado.
De acordo com a Polícia Civil, a facilitação culposa é porque o policial não teve a intenção, não foi uma ação planejada, mas como estava de serviço deveria ter sido mais atento.