A 16ª edição do Bode na Rua chegou ao seu final neste domingo (26), mas os seus resultados ainda são contabilizados. O evento aconteceu pelo 16º ano confirmando a tradição do sucesso sendo sinônimo de organização e suas metodologias estão sendo vistas por muitos visitantes como exemplos a serem aplicados nas suas cidades. Este ano o Bode na Rua contou com vários eventos paralelos completando a vasta programação que se iniciou na quinta-feira (23), dentre os quais é possível destacar o Forró na Feira com música ao vivo através de trio pé-de-serra no momento da realização da tradicional feira livre da quinta-feira em Gurjão. A escolha da Miss Bode na Rua introduziu um público novo ao evento, como fez também o Bode Trilha com os seus trilheiros, suas motos e um forte espírito de aventura.
A Expo feira de caprinos e ovinos não ficou esquecida, seguindo a valorização que este setor vem ganhando no município nos últimos anos, durante a edição de 2015 do Bode na Rua a estrela da caprinovinocultura brilhou com muita intensidade. Uma grande quantia em dinheiro foi movimentada durante esses dias através de negócios firmados entre os criadores participantes o que somou-se aos mais de R$ 781.000,00 liberados pelo Banco do Nordeste aos criadores de caprinos e ovinos de Gurjão e região mais R$ 100 mil para o Credi Amigo, um montante recorde durante o evento.
Um ponto alto para a caprinovinocultura da região do Cariri foi a realização do Fórum de Debates “Perspectivas da Caprinovinocultura de Corte e Leite da Paraíba” que contou com a representação de quase todos os municípios do cariri e alguns municípios de outras regiões como seridó, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários de agricultura, secretários de ação social, vereadores, líderes comunitários, presidentes de associações e cooperativas, além de diversos criadores e produtores. Presididos pelo Prefeito-Anfitrião Ronaldo Queiroz, eles se uniram a representantes de órgãos como Sebrae, MDA, Emater, FAEPA (representado por seu diretor Mário Borba), PROCASE (Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú representado por seu coordenador Hélio Barbosa), Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba (representada por Patrícia Oliveira que tratou sobre o Programa Leite da Paraíba), Secretaria de Agricultura Familiar e a Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), representada pelo próprio Secretário Rômulo Montenegro.
Dentre os diversos assuntos abordados pelos participantes, ganharam destaque as solicitações para solução em áreas específicas dentro do Programa Leite da Paraíba, começando pela produção não adquirida através do programa. Os produtores criticam o baixo limite de produção adquirido pelo Governo Estadual, mostrando que boa parte do que é produzido fica sem comercialização. A reivindicação ganhou a sugestão dos prefeitos e apoiada pelos produtores presentes da criação da usina de beneficiamento do leite em pó para a comercialização do excesso de produção. O Secretário Rômulo Montenegro se comprometeu em priorizar essa demanda, intermediando contato com o Ministério da Agricultura. Hélio Barbosa, coordenador do Procase se comprometeu em custear a realização do projeto técnico para instalação da usina de leite em pó.
Após a plenária, um documento foi encaminhado aos participantes, tornando oficial o comprometimento dos agentes participantes do Fórum.