O presidente Jair Bolsonaro nomeou Antônio Fernandes Filho, o terceiro colocado na lista tríplice, como novo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22).
A eleição para reitor aconteceu no dia 20 de novembro de 2020. Na ocasião, a chapa formada pelo monteirense Vicemário Simões e Camilo Farias, atual reitor e vice (foto abaixo), foram reeleitos com 50,45% e 53,97% (em média ponderada) da comunidade da UFCG. Vicemário é natural da cidade de Monteiro, no Cariri, onde possui grande laço familiar e inúmeros amigos.
Em fevereiro deste ano, o segundo colocado na lista tríplice, os professores John Kennedy Guedes e Marcus Vinícius, gravaram um vídeo em que pedem ao presidente Jair Bolsonaro para serem nomeados reitor e vice-reitor, respectivamente, da instituição.
A escolha de reitores pelo presidente Jair Bolsonaro tem causado polêmica em diversas instituições de ensino por todo o país, porque o presidente quebrou a tradição que havia de sempre nomear o primeiro colocado da lista, ou seja, o mais votado. No caso da Universidade Federal da Paraíba, por exemplo, o reitor nomeado foi o menos votado e aparecia em terceiro lugar.
Após um longo debate que acabou sendo levado à Justiça, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que Bolsonaro não é obrigado a nomear o primeiro colocado da lista, podendo escolher qualquer um dos três nomes enviados pelas universidades.
Atitude ridícula de Bozonaro, essas intervenções só demonstram a falta de respeito e desprezo que esse fascistóide tem pela democracia e pela autonomia das instituições de ensino.
#FORABOZO