Monteiro, cidade localizada no Cariri da Paraíba, voltou a receber o bombeamento das águas da transposição do São Francisco neste sábado (03). Essa notícia traz esperança para a população local, que vem enfrentando um grande desafio de lidar com a escassez de água nas torneiras.
A transposição do São Francisco é um projeto grandioso que busca levar água do rio São Francisco para regiões áridas do Nordeste, como é o caso de Monteiro. Esse empreendimento tem como objetivo principal garantir o abastecimento de água para as comunidades que sofrem com longos períodos de estiagem.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) interrompeu, no dia 30 de outubro, o bombeamento de água no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). A paralisação teria duração de 20 dias, como motivo a realização de manutenções preventivas de cunho eletromecânico nas estações de bombeamento e subestações, mas a água já foi restabelecida neste sábado.
Também foram realizadas manutenções corretivas em válvulas nas estações de bombeamento e no trecho de canal localizado próximo à divisa entre os municípios pernambucanos de Salgueiro e Verdejantes.