O cadastramento biométrico na Paraíba pode ser encerrado ainda este mês. O motivo é que o Tribunal Regional Eleitoral pode atingir a meta de 80% dos eleitores atendidos e homologar esse resultado, encerrando o cadastramento nos 98 municípios que passam pelo processo obrigatório da biometria.
A informação é da assessoria de comunicação do TRE, que informou também que a partir desta segunda-feira, 18, o cadastramento será feito das 8h às 17h sem interrupção para que o público possa ser melhor atendido.
Segundo o presidente do TRE, desembargador João Alves da Silva, com a homologação do processo biométrico, o eleitor que não se cadastrou terá o título cancelado e ficará sujeito às penalidades da lei, e sofrer vários prejuízos, como: não obter passaporte, não se inscrever em concurso público, não obter empréstimos, não receber salário, se servidor público, além de suspensão dos benefícios sociais como o Bolsa Família, dentre outros.
Até ontem, mais de 637.664 eleitores já haviam realizado a coleta das impressões digitais nos 98 municípios que passam pelo processo obrigatório da biometria.
Em João Pessoa, as pessoas que ainda não haviam feito o cadastramento biométrico enfrentaram longas filas no Fórum Eleitoral da capital.
Na manhã de sábado, 15, um grupo de pessoas fechou a Avenida Odon Bezerra por não ter conseguido senhas para o atendimento e conforme relato, muitas haviam chegado na fila por volta das 4h da madrugada para poder pegar uma senha para ser atendido.
Ainda de acordo com a assessoria do TRE, o número de pessoas já atendidas corresponde a 70.04% do eleitorado, restando se cadastrar 272.795 eleitores. A expectativa do TRE é atingir 80% dos eleitores cadastrados até o fim deste mês.
Transferência
O prazo para a transferência de título vai até o fim deste mês e isso tem causado transtorno para as pessoas que querem transferir o documento para votar na capital. Como vários servidores foram deslocados para realizar o cadastramento biométrico nas cidades do interior do Estado, o serviço tem sido demorado, mas com a determinação do TRE de alongar o atendimento nos dois turnos os transtornos tendem a ser minimizados.
O cadastramento biométrico é obrigatório e gratuito e o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento no seu município portando título de eleitor, se houver, um documento oficial com foto e comprovante de residência não inferior a três meses.
Na Paraíba, a biometria envolve 26 Zonas Eleitorais, abrangendo 98 municípios, são eles:
Alagoa Nova, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Amparo, Aparecida, Araçagi, Areia de Baraúnas, Areial, Assunção, Bananeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Bayeux, Boa Ventura, Boqueirão, Borborema, Cabaceiras, Cacimba de Areia, Cacimbas, Cajazeirinhas, Camalaú, Caraúbas, Caturité, Congo, Coxixola, Cubati, Cuitegi, Curral de Cima, Curral Velho, Desterro, Diamante, Dona Inês, Esperança, Guarabira, Gurjão, Imaculada, Itaporanga, Jacaraú, Juazeirinho, Juncodo Seridó, Lagoa de Dentro, Lagoa, Lastro, Livramento, Lucena, Mãe D’água, Marizópolis, Matinhas, Maturéia, Montadas, Monteiro, Nazarezinho, Olivedos, Parari, Passagem, Patos, Paulista, Pedra Branca, Pedro Régis, Pilões, Pilõezinhos, Pombal, Quixaba, Remígio, Riacho de Santo Antônio, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Luzia, Santa Rita, Santa Teresinha, Santo André, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, São Mamede, São Sebastião de Lagoa de Roça, São Sebastião do Umbuzeiro, São Vicente do Seridó, Serra Branca, Serra Grande, Soledade, Sousa, Sumé, Taperoá, Teixeira, Tenório, Várzea, Vieirópolis e Zabelê.