Após as inúmeras críticas que vem sofrendo a Cagepa – Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, o governador Ricardo Coutinho deverá conceder uma entrevista coletiva para falar sobre a situação da Companhia, na próxima segunda-feira (03).
A informação foi dada pelo secretário de Comunicação do Estado, Luís Torres, que, no entanto, não disse se o governador falaria sobre o processo de privatização da Companhia.
A privatização da Cagepa vem sendo tema de especulações e debates nos poderes legislativos, devido a dívidas da entidade e problemas no serviço.
Revolta no Cariri
Na região do Cariri, em especial na cidade de Monteiro, a população está revoltada com a Cagepa e ameaçando protestar fechando as comportas da barragem São José (foto acima), que está levando água da transposição para o açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande. Existem residências onde está faltando água desde o mês de janeiro, conforme informou o Cariri Ligado, mesmo a cidade de Monteiro estando recebendo as águas do Rio São Francisco há mais de 15 dias.
Municipalizar abastecimento
A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, admitiu municipalizar o sistema de abastecimento de água, que atualmente é de responsabilidade da Cagepa. A cidade vive uma de suas maiores crises no abastecimento de água, e, mesmo com a chegada das águas do Rio São Francisco a cidade continua em total colapso no abastecimento.