A Gerência de Controle de Qualidade da Cagepa emitiu uma nota de esclarecimento diante da denúncia veiculada pelo Cariri Ligado, dando conta de que a água que está sendo fornecida pela companhia na região, em especial na cidade de Monteiro, poderia estar contaminada, devido a sua coloração escura, mal cheiro e até mesmo a uma espuma colorida que é formada quando a água é armazenada ao sair das torneiras. De acordo com a Cagepa, apesar de tais sinais, a água está em ótimo estado e que realiza seu monitoramento com a execução mensal de exames analíticos e bacteriológicos. Atualmente a Cagepa está captada água no Açude Poções para distribuir em Monteiro.
Em contato com nossa redação, a Gerência informou que antes de distribuir à população, a Cagepa efetua o tratamento da água através da estação de tratamento tipo convencional, composta por unidades de floculação + decantação e filtração. “A água fornecida pela Cagepa à população de Monteiro encontra-se dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria no. 2.914/2011 do Ministério da Saúde”, concluiu.
Confira a nota de esclarecimento:
Senhor jornalista, cumprimentos…
A respeito de nota publicada em seu prestigiado blog sob o título “Água fornecida pela Cagepa pode estar contaminada no Cariri Paraibano”, esclarecemos o seguinte:
1) A população da zona urbana da cidade de Monteiro é abastecida pela Cagepa, com água captada no Açude Poções;
2) Antes de distribuir à população, a Cagepa efetua o tratamento da água através da estação de tratamento tipo convencional, composta por unidades de floculação + decantação e filtração;
3) A Cagepa realiza monitoramento da água distribuída com a execução mensal de exames analíticos e bacteriológicos;
4) A água fornecida pela Cagepa à população de Monteiro encontra-se dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria no. 2.914/2011 do Ministério da Saúde.
5) Mais informações sobre os serviços prestados pela Cagepa podem ser obtidas, gratuitamente, através do telefone 115.
GERÊNCIA DE CONTROLE DE QUALIDADE DA CAGEPA