O racionamento de água pode ser estendido para quatro dias por semana em Campina Grande e mais 18 municípios, segundo proposta feita nesta quinta-feira (30) pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). A sugestão é ampliar o racionamento, começando a partir das 17h dos sábados e terminando às 5h das terças-feiras e foi apresentada em reunião com o Ministério Público na quinta-feira (30).
O volume do açude de Boqueirão chegou a 19% de sua capacidade, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Uma nova reunião com o MPPB deve acontecer nos próximos dias para definir a necessidade ou não de recomendar o aumento do racionamento de fornecimento de água das localidades abastecidas pelo manancial.
O diretor operacional da Cagepa, José Mota Victor, apresentou dados técnicos garantindo que a retirada de água do açude de Boqueirão teria sofrido uma drástica redução. O especialista apontou que o volume do reservatório vem diminuindo gradativamente, destacando a contínua ocorrência de furto de água no açude.
Ele garante que essa medida representaria uma economia de mais 40 dias no consumo possível da água do reservatório. “Se a água do Epitácio Pessoa, da forma como está sendo retirada, se esgotasse em 31 do próximo mês de dezembro, a economia feita só daria para garantir o abastecimento até 10 de fevereiro de 2016”, explicou o diretor operacional.