A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) sugeriu na tarde desta terça-feira (17) um reajuste de R$ 3,41 por mês na conta de água de 68% dos usuários do serviço no estado.
A proposta foi apresentada durante uma audiência pública realizada pelo órgão. O reajuste, no entanto, não afeta os beneficiários da tarifa social, cujo último aumento foi concedido em 2008 e há 13 anos não é alterado.
De acordo com a Companhia, a medida visa “buscar o equilíbrio econômico-financeiro da prestação de serviços, condição indispensável a continuidade, melhoria e ampliação de investimentos para melhoria da qualidade de vida da população paraibana”.
Segundo o órgão, o usuário que consome 10 mil litros de água por mês pagará R$ 44,05. Caso seja aprovado, o reajuste deve ser publicado até o dia 05 de dezembro no Diário Oficial do Estado e passa a vigorar a partir de janeiro de 2022.
O representante da Agência de Regulação do Estado da Paraíba, Marcos André Barreto, informou que já recebeu a sugestão e vai analisar a proposta.
No comparativo a estados vizinhos do Nordeste, a Paraíba segue com o menor valor cobrado pelo fornecimento de água.