O vice-prefeito de Monteiro, Cajó Menezes, participou nesta quinta-feira (10) de sessão especial para discutir a competência das obras complementares à transposição do Rio São Francisco, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)
A sessão contou com as presenças dos Deputados Anísio Maia, Bosco Carneiro, Daniella Ribeiro, Estela Bezerra, Janduhy Carneiro, João Gonçalves, João Henrique, Nabor Wanderley, Raoni Mendes e Renato Gadelha.
Para o Deputado Guilherme Almeida, que presidiu a sessão, a questão hídrica estadual é um assunto de extrema relevância e precisa ser debatido para que a população paraibana tenha conhecimento a respeito das responsabilidades municipais, estadual e federal nesse processo.
Na Paraíba, existem obras da transposição em dois trechos, através das cidades de Monte Horebe (Eixo Norte), no Sertão, e Monteiro (Eixo Leste), no Cariri.
O Deputado Estadual Guilherme Almeida foi autor do requerimento para a realização da sessão que foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, destacando a importância de debater a respeito do momento hídrico do estado.
Já o secretário de Estado de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo, afirmou que debater a respeito da questão hídrica do estado é extremamente importante e que o Governo do Estado tem adotado iniciativas para amenizar os efeitos da seca.
“O Governo do Estado através dos seus órgãos, Secretaria de Recursos Hídricos, AESA e a Cagepa tem tentado de todas as formas tomar as medidas e realizar as ações necessárias que possam minimizar os efeitos de uma estiagem tão prolongada”, garantiu o secretário.
Para Cajó Menezes o Município de Monteiro está fazendo sua parte através das obras de saneamento, e a lagoa de estabilização e elevatória. “Está tudo dentro do cronograma de execução”, lembrou.
Cajó Menezes cobrou ainda que o governo do Estado comece imediatamente a limpeza da calha do Rio Paraíba partindo de Monteiro.
Estiveram presentes na sessão o diretor técnico da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba, Porfírio Loureiro, o Procurador de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Francisco Sagres; o vereador do município de Campina Grande, Márcio Melo; o Presidente da União Brasileira de Município (UBAM), Leonardo Santana, o Superintendente da Semob/JP, Carlos Batinga e o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Fernando Catão, além de representantes da sociedade civil organizada.