O Vice-Prefeito Cajó Menezes, preocupado com os problemas que estão sendo causados ao município e moradores das ruas que ficam próximas as obras da transposição, enviou ofícios ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministro da Integração Nacional solicitando providencias urgentes em relação a esses problemas para que a população não venha a sofrer no futuro com danos maiores.
Um dos problemas que mais preocupa o vice-prefeito é a obstrução dos canais que recebem as águas das chuvas e são despejadas no Rio Paraíba. De acordo com o vice- prefeito, que esteve visitando o local recentemente, a tubulação que foi colocada para a passagem das águas não é suficiente para atender a demanda do volume em caso de chuvas e com isso algumas residências e ruas da cidade possam sofrer inundações.
“A nossa preocupação é constante, pois, venho acompanhando a execução das obras diariamente, e, ao detectar esses problemas me senti na obrigação não apenas como vice-prefeito, mas, também como cidadão monteirense de procurar uma solução urgente para o caso. Não podemos esperar as chuvas chegarem para que o problema aconteça, temos que dá solução ao caso antes das chuvas. “ disse Cajó Menezes.
Entre os ofícios enviados ao MPF e ao Ministro da Integração Nacional, Cajó Menezes citou também problemas com poços artesianos que em decorrência as explosões estão secando e suas bombas submersas queimadas.
Outro problema apontado pelo vice-prefeito é no açude de Poções, que está a 15 km da sede municipal e será o primeiro manacial a receber as águas da transposição na Paraíba, porém, o caso é que o açude de Poções está totalmente degradado e poluído, sem condições de receber as águas.
“O grande problema é que o Rio Paraíba, que nasce no município de Monteiro, está totalmente degradado, poluído, impróprio para receber a preciosa água do Rio são Francisco e por isso é preciso urgentemente um estudo ambiental de revitalização com execução imediata”, afirmou o vice- prefeito.
Cajo Menezes disse que até o momento não recebeu qualquer respostas dos ofícios, por isso está agendando uma visita na próxima semana ao escritório de representação do Ministério da Integração, em Sertânia, para pessoalmente tentar um diálogo e uma solução para o município de Monteiro em relação aos problemas causados pelas obras da transposição.