A audiência pública realizada pela Prefeitura Municipal de Camalaú nessa quarta-feira, 13, para debater ações referentes à Segurança Pública na região, reuniu centenas de pessoas de todas as faixas etárias em um debate enriquecedor sobre o tema.
A audiência, que aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Francisco Chaves Ventura, foi aberta a toda população camalauense e ao público em geral
O debate contou com a presença do promotor de Justiça Eduardo Mayer; do delegado Seccional de Policia Civil, João Joaldo; do comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar, Severino da Costa Simão; do superintendente do Detran-PB, Aristeu Chaves; do prefeito Jacinto Bezerra; do presidente da Câmara Municipal de Camalaú, Aluísio Lucas Júnior; entre outras autoridades.
Foram debatidos temas como drogas, educação familiar, irregularidades de veículos, ações da polícia, entre outros, onde a população foi incentivada pelas autoridades em auxiliar os órgãos de Segurança Pública.
O delegado Seccional de Policia Civil, João Joaldo, focou no tema sobre o uso e tráfico de drogas, e alertou – principalmente aos adolescentes – sobre os riscos e malefícios que essas substâncias ilícitas trazem de forma geral a vida de um ser humano.
O comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar, Severino da Costa Simão, ressaltou o trabalho da polícia na forma preventiva e também em solucionar os crimes que amedrontam a população, destacando a importância da contribuição da sociedade em denunciar os fatos.
Já o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito na Paraíba, Aristeu Chaves, explicou o importante trabalho de fiscalização realizado pelo órgão, os projetos educativos também feitos pelo Detran-PB e ainda sobre a dificuldade das pessoas em regularizarem os veículos, muitas vezes por questões financeiras.
O promotor de Justiça Eduardo Mayer comentou sobre a importância da educação familiar para as crianças e adolescentes, e conscientizou os pais em não permitirem seus filhos em pilotarem veículos em geral, principalmente as motocicletas, que contribuem com o aumento de acidentes de trânsito e com a morte de muitas pessoas.
A representante do Conselho Tutelar de Camalaú, Damiana Cordeiro, que também participou do debate, explicou a importância do órgão na cidade em fiscalizar e orientar sobre as medidas de proteção à criança e ao adolescente, reforçando o valor que a educação familiar tem na sociedade.
O prefeito Jacinto Bezerra enalteceu a presença de todos na audiência, principalmente dos representantes dos órgãos públicos que participaram da mesa de debate e que fizeram um trabalho de conscientização e esclarecimento da população.