A diretora do Hospital regional e maternidade Santa Filomena, Adriana Rodrigues, solicitou à Câmara municipal de Monteiro o espaço para utilizar a tribuna da Casa para fazer uma prestação de contas de ações e investimentos realizados na unidade hospitalar, que é a maior do Cariri paraibano e uma das maiores e mais conceituadas do estado da Paraíba.
O presidente do legislativo Lito de Dona Socorro de pronto abriu o espaço para a diretora nesta quinta feira, como sempre com o objetivo de esclarecer a população e levar ao conhecimento dos monteirenses, o funcionamento de uma autarquia tão importante.
Durante sua explanação Adriana atestou a qualidade do serviço oferecido pelo Hospital Regional que atende 16 municípios da 5ª regional de saúde, e possui hoje 95 leitos ativos, atendimento de UTI e é classificado desde 2021 como médio porte.
De acordo com a diretora, apenas em 2023 a taxa de ocupação do hospital variou nos leitos clínicos entre 63% e 76,45% e nos leitos de UTI, entre 85% e 87,63%.
O hospital de Monteiro realizou somente em 2023, até o final de fevereiro, 4138 atendimentos ambulatoriais, e 261 cirurgias.
Entre as melhorias no processo de trabalho e novos serviços, a diretora elencou a climatização dos ambientes da lavanderia e do refeitório, a implantação do tão aguardado atendimento de tomografia, os serviços de imagem como ultrassom (urgência e emergência) e raio-x, a implantação do importantíssimo serviço de farmácias satélites, que dinamizam o atendimento dos pacientes na emergência e na clínica médica, além de reformas estruturais como por exemplo, a pintura, reforma e instalação da sala de recuperação na clínica médica, além da reforma da capelinha Santa Rita de Cássia.
Adriana destacou ainda a execução recente de mais uma etapa do programa estadual OPERA PARAÍBA, com a realização de 63 cirurgias em 03 dias.
Outros serviços oferecidos pelo hospital e maternidade de Monteiro, que o colocam no mesmo patamar de hospitais particulares de grandes centros, são a implantação do sistema de gerenciamento de dados dos atendimentos e procedimentos realizados, que monitoram passo-a-passo 100% da rotina do paciente desde sua chegada ao hospital, medicação e outros procedimentos até a sua alta hospitalar, e o combate ao sub registro altíssimo no estado, através da implantação do cartório de nascido vivo no setor da maternidade.
A diretora confirmou ainda os esforços da direção no sentido de contratar um médico obstetra para somar a equipe do hospital, sendo que foi encaminhado ofício para a gerencia executiva de atenção especializada na pessoa da responsável Vanessa Oliveira.
Por fim, Adriana destacou o excelente trabalho realizado pelo seu antecessor Dr. Célio Di Carli, e o trabalho incansável de toda a sua equipe indistintamente na pessoa do diretor administrativo Gabriel.
Após sua explanação, Adriana Rodrigues ainda respondeu alguns questionamentos dos vereadores e recebeu muitos elogios pela inciativa de tornar as ações do hospital transparentes de forma infirmativa para a população.
“Pela iniciativa de solicitar este espaço e nos levar ao conhecimento de tudo que vem sendo e será realizado no hospital de Monteiro, é que nós não temos dúvidas da capacidade da atual direção, na pessoa de Adriana e de toda sua equipe. Problemas existem. Muitas vezes até mesmo em nossa casa, fica uma ou outra coisa pra se fazer, pra se solucionar, mas eu atesto, por que durante a enfermidade de meu pai eu testemunhei, observei, e constatei que o hospital regional oferece um dos melhores atendimentos da Paraíba. Obrigado por sua presença diretora”, agradeceu o presidente do legislativo Lito de Dona Socorro.