A Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará nesta quinta-feira (1º), a Campanha “Outubro Rosa” com uma ação de conscientização das mulheres quanto ao câncer de mama.
A campanha acontece com o incentivo às mulheres, para procurarem as Unidades de Saúde da Família (USF) dos seus bairros, principalmente nos dias 01, 02 e 03 de outubro, com o objetivo de realizarem exames em uma unidade móvel de mamografia na faixa etária de 50 a 69 anos, para a busca da prevenção contra o câncer de mama, o que mais acomete as mulheres, tanto em países desenvolvidos, como em desenvolvimento.
“A mamografia fora desta faixa etária, também pode ser realizada para efeito de diagnóstico, desde que a paciente apresente sintomas ou histórico de câncer na família e é feita conforme solicitação médica”, explicou a secretária de Saúde de Monteiro, Anna Lorena.
O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O propósito é chamar a atenção para a importância do cuidado com o corpo, com ênfase nas mamas, por parte das mulheres.
Durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Saúde do Município de Monteiro oferecerá atendimento às mulheres com suspeita ou diagnóstico de câncer de mama, para acompanhamento e encaminhamento aos serviços especializados, quando necessário.
Óbitos e casos – Na Paraíba, foram registrados, até agora em 2015, 143 óbitos. Em 2014, foram 241 e em 2013, foram 212 óbitos.
Câncer de Mama – Os principais fatores de risco para desenvolver o câncer de mama são o envelhecimento, a vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, sedentarismo, idade, entre outros.
O objetivo da detecção precoce é reduzir a mortalidade por câncer de mama, por meio do exame clínico anual, a partir dos 40 anos e da mamografia, no máximo, a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos.