O juiz Nilson Dias de Assis Neto, titular da 1ª Vara Mista da Comarca de Monteiro, juntamente com a coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça, Anna Carla Falcão Cunha Lima, conduziram uma reunião virtual, ocorrida na manhã desta terça-feira (17), envolvendo autoridades, supermercadistas e representantes de instituições do Sistema de Justiça e de Defesa da Mulher da Região do Cariri.
Na ocasião foi lançada a Campanha Sinal Vermelho (uma Rede de Proteção à mulher na Paraíba), de enfrentamento à violência contra a mulher, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, Associação de Magistrados Brasileiros, e apoiada pelo TJPB.
Participaram prefeitos das cidades de Monteiro, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e Camalaú, empresários, secretários Municipais de Assistência Social, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Civil, Centro de Referência Regional da mulher e da instituição “Rede Delas”.
O magistrado Nilson Neto ressaltou que o evento foi pensado justamente para ocorrer dentro da Semana da Justiça pela Paz em Casa, evento que envolve ações relacionadas à violência doméstica que tramitam no Judiciário estadual. “Sabemos que o Brasil é um país inseguro para as mulheres. Os índices de violência são alarmantes, em tempos normais, e, em razão da pandemia do Covid-19, a situação ficou ainda mais precária e perigosa”, destacou.
Ele salientou, ainda, as dificuldades que as vítimas têm de denunciar seus agressores, especialmente nesse período de isolamento social, causado pela crise sanitária, sendo a Campanha Sinal Vermelho uma importante ferramenta de conscientização e apoio para essas mulheres.
“Com o espírito de combater o aumento da violência e o objetivo de proteção às vítimas, foi instituída a Campanha Sinal Vermelho”, destacou o magistrado, realçando a relevância da adesão de todos para o fortalecimento dos mecanismos de proteção às mulheres da Região da Comarca de Monteiro, no Cariri paraibano.