A população do Cariri se não bastasse está quase sem água para o abastecimento devido a seca que atinge o açude do Congo, sofre mais ainda com os constantes vazamentos que atingem a adutora do Congo e que deixam a população muitas vezes a semana inteira sem o regular abastecimento.
No final de semana, a adutora foi desligada para atender ao racionamento em vigência na região e na segunda-feira (17) ao religar o sistema um vazamento foi registrado próximo a estação de tratamento em Sumé. Os técnicos foram ao local, chegaram a concertar o primeiro vazamento, mas a adutora continuou a vazar.
A nova previsão de retorno do abastecimento agora é para esta quinta-feira (20). Caso o abastecimento não se regularize, a região do Cariri poderá ficar a semana inteira sem água uma vez que no sábado o sistema é desligado por conta do racionamento.
A população reclama da Cagepa que a conta de água não leva em consideração esses constantes vazamentos e se mantém com o mesmo valor todos os meses ou até maior por vezes.