O Capítulo “Príncipes dos Cariris” nº 750 da Ordem DeMolay, em Camalaú, realizou a 1ª Feijoada DeMolay Beneficente. O evento ocorreu no Racho Bodão, localizado na cidade de Camalaú. A Ordem DeMolay é uma instituição para jovens do sexo masculino entre 12 e 20 anos e tem, dentre suas bandeiras, a ajuda dos mais necessitados.
O Mestre Conselheiro, Erivaldo Wellington, afirmou que o evento foi um verdadeiro sucesso e serviu para reafirmar os valores e baluartes da referida Ordem. “Poder realizar um evento beneficente com a participação de praticamente todo o Capítulo foi muito satisfatório e me sinto honrando em fazer parte desta grandiosa Ordem onde dia após dia derrubamos barreiras do preconceito, ignorância e ainda temos a humildade de saber que estamos apenas começando a escrever uma belíssima história”, completou Wellington.
A Feijoada teve o objetivo de angariar doações e fundos em prol do Orfanato São Sebastião da cidade de Monteiro-PB e também das famílias carentes de Camalaú e tamanho foi o sucesso que o Capítulo já se mobiliza para organizar outra. O evento contou com a presença do Irmão Carlos Crespo, da cidade de João Pessoa – PB, que afirmou que estava muito feliz em retornar a Camalaú para prestigiar mais um evento do Capítulo “Príncipes dos Cariris” e ressaltou que realizar um evento beneficente é mais um tapa no preconceito que a Ordem sofre: “Pra quem diz que a Ordem é do demônio ou coisa do tipo, eu pergunto que ser satânico faz evento beneficente e em suas reuniões, seja aberta ou fechada, usa uma bíblia para fazer orações e agradecer ao Pai Celestial? “, questionou.
O evento também recebeu as ilustres presenças de Duilio Levir, Allan Moura e Samuel Villar, DeMolays de João Pessoa, e Ângelo Porto, de Campina Grande, além de contar com apoio da Prefeitura de Camalaú, nas pessoas do Prefeito Jacinto Bezerra e do vice prefeito Sandro Môco, bem como dos vereadores: Aristeu Chaves, Nicinha, Bira Mariano, João Ferreira, Júnior Lucas, Antônio Bezerra. A Moveletro e o Mercadinho e Panificadora Pe.
Cícero também colaboraram e aos quais a Ordem DeMolay rende os agradecimentos, esperando estarmos novamente juntos em campanhas futuras.
Sobre a Ordem DeMolay
A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. É uma organização neo-templária fundada nos Estados Unidos, em 18 de Março de 1919, pelo maçon Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria – denominações das células da organização.
A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto ao Preceptor da Normandia, Geoffroi de Charney por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.
A Ordem Demolay possui cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay, perde seu direito a voto e o de ocupar cargos efetivo e passa poder acompanhar os trabalhos do Capítulo através da “Associação DeMolay Alumni”. No Brasil, a Ordem é distribuída em mais de setecentos e noventa capítulos, sendo que os milhares de DeMolays regulares de todos os Estados da federação se reúnem freqüentemente.
No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em vários países como Argentina, Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, França, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.
No dia 8 de abril de 2008, o Estado de São Paulo estabeleceu o Dia do DeMolay, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março. Em 19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo paulista, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques de Molay, herói e mártir que inspirou o nome da Ordem.