Caps ADIII de monteiro realiza campanha de alerta aos jovens sobre o uso de álcool e outras drogas através de produções culturais
O CAPS ADIII de Monteiro deu início em 2020 a um belíssimo trabalho intersetorial com a participação de alunos do ensino fundamental e médio do nosso município neste período de pandemia.
O objetivo é orientar e alertar os jovens do município sobre o uso de álcool e outras drogas, com intuito de evitar o acesso e o vício de substâncias.
“Estes alunos do ensino fundamental e médio do nosso município, elaboraram trabalhos belíssimos. Criaram, fizeram versos, poesias, e teve até cantos acompanhados com o som de acordeão, tudo dentro da temática: “Diga SIM à vida e NÃO às Drogas. Cada um dentro deu o melhor de si”, comentou Marileide Maracajá, diretora do CAPS ADIII.
De acordo com a diretora, após o sucesso do projeto, a equipe já está articulando com igrejas, núcleo cultural do município, escolas particulares e outros serviços intersetoriais para que seja expandido, alcançando assim mais pessoas.
“Atualmente temos nos preocupado bastante com uma problemática antiga e polêmica: o uso das drogas, pois, observamos que na pandemia aumentou o consumo de álcool e outras drogas em nosso município. Sabemos o quanto elas fazem mal à saúde física, psíquica e às relações sociais, gerando conflitos, violência, insegurança “, disse a diretora.
Ainda de acordo com informações de Marileide Maracajá, a campanha que a instituição idealizou tem um largo alcance, tendo em vista que as crianças e adolescentes tendem a propagar o conhecimento que adquirem, desta forma, a mensagem de conscientização será repassada para os pais, parentes próximos e amigos.
Sobre o CAPS ADIII
A cidade de Monteiro conta há cinco anos com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas CAPS AD III, oferecendo assistência às pessoas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas e suas famílias.
O órgão funciona diariamente com uma equipe multiprofissional (assistente social, enfermeiras, médicos, psicóloga, técnicas de enfermagem, e equipe de apoio) com oferta de atendimentos agendados, roda de conversa, respeitando as normas sanitárias da pandemia.
Hoje a equipe tem se empenhado em fazer parcerias com outras áreas das políticas públicas bem como com instituições sociais, pois acredita que o trabalho em conjunto traz êxito no tratamento.