Com a proposta de compartilhar experiências e conhecer o desenvolvimento do projeto da renda renascença, uma “Caravana de Labririnteiras”, formada por um grupo de 13 mulheres visitaram o Centro de Referência da Renda Renascença (CRENÇA), localizado na cidade de Monteiro.
Localizado em um prédio histórico no Centro de Monteiro, além de um ponto de divulgação da renda renascença, o CRENÇA assume sua importância também na prestação de informações e nas oficinas de qualificação. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela instituição, visando o fortalecimento de projetos voltados à economia criativa no estado e é uma das marcas da gestão da prefeita Anna Lorena que conseguiu destaque para Monteiro como primeiro município brasileiro a receber título de Cidade Mundial do Artesanato para Renda Renascença.
O grupo de labirinteiras é formado por mulheres da cidade de Juarez Távora, que fica localizada na região do Brejo. A visita técnica aconteceu na última semana e teve o intuito de contribuir para o processo de crescimento das mulheres, considerando a experiência de sucesso da renda renascença. “Essa ação buscou trabalhar o processo da sensibilização através do exemplo e a estratégia foi de mostrar para o grupo, informações da história de como surgiu a renda renascença, assim como o produto é trabalhado e apresentado para o mercado”, comentou.
Outro aspecto que motivou a formação da caravana está relacionado ao processo de resgate da cultura das labirinteiras em Juarez Távora. As peças que são produzidas pelas artesãs se caracterizam pela prática do bordado labirinto com aplicação em artigos de casas, roupas e acessórios.