Numa parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, Ciclo do Coração de Pernambuco e Prefeitura Municipal de Sumé, a Caravana do Coração esteve durante todo o dia de segunda-feira (28), no município de Sumé realizando consultas e exames em crianças de zero a 12 anos que apresentam cardiopatia, sopro, taquicardia, febre reumática, cianose e desmaio.
Os atendimentos aconteceram no Colégio Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz. Foram 55 pacientes atendidos, sendo 50 crianças e cinco fetos, do município de Sumé e das demais cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri (Cisco). Foram detectados 30 pacientes com alguma alteração, sendo 29 crianças e um feto e 328 procedimentos realizados em todas as especialidades.
Além dos atendimentos, a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Alice de Almeida também participaram de uma capacitação oferecida pela Caravana do Coração. Eles tiveram aulas de reanimação neonatal, fixação de cateter, curso de transporte de recém-nascidos, cateterismo umbilical e cuidados iniciais do bebê.
As crianças foram cadastradas previamente pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde que se empenharam no trabalho de triagem daquelas que se apresentaram com algum problema de cardiopatia, assim como de gestantes que apresentavam alguma suspeita.
Os pacientes passaram por vários atendimentos com a Caravana. Eles foram vistos pela cardiologia, enfermagem, nutrição, serviço social e psicologia. Foram sete atendimentos para cada uma das crianças.
O próximo passo será o acompanhamento delas pela equipe médica, através da telemedicina. Os médicos estarão online, 24 horas por dia, orientando os profissionais locais.
O coordenador de projetos do Círculo do Coração, Paulo Coelho Vieira, explicou que todos os médicos atendem com notebook ou tablet, o que permite dar entrada em tempo real, nos dados de cada paciente, que são processados automaticamente. Ao sair de cada cidade já deixa o diagnóstico consolidado, permitindo que cada lugar comece a se preparar para outras ações.
Renata Barros, de seis anos foi atendida. A equipe da Caravana diagnosticou que ela precisa fazer uma cirurgia devido a um sopro no coração, problema que deixa roxo os lábios e as pontas dos dedos. Renata já saiu com o encaminhamento para o Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, onde será operada.
A Caravana do Coração é uma ONG de Pernambuco que trabalha há 20 anos procurando diagnosticar, orientar e tratar crianças com problemas cardíacos e gestantes, especialmente o feto.
A caravana conta com 50 profissionais médicos, enfermeiros, terapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e apoio técnico. A Prefeitura de Sumé irá realizar algumas parcerias com a ONG.
De acordo com o vice-prefeito, Éden Duarte, dois convênios serão firmados para o município entrar na rede. Um para aumentar o quantitativo de partos normais e outro para trabalhar a hipertensão.
“A hipertensão é um mal que está afligindo a população e vamos entrar com outro projeto da ONG, Parto sem Dor, para tentar aumentar o quantitativo de partos normais, conforme prescreve a Organização Mundial da Saúde”, disse Éden.