Um total de 8.152 procedimentos foram realizados durante os 13 dias de realização da Caravana do Coração que passou por 13 municípios paraibanos, de acordo com a Secretária de Estado de Saúde (SES). O mutirão, encerrado no sábado (2) na cidade de Santa Rita na Grande João Pessoa, atendeu 1.019 pacientes e detectou 350 pessoas com algum tipo de problema cardíaco. Desses, 50 apresentaram casos mais graves e foram encaminhados para tratamentos, incluindo cirurgias, ainda segundo a SES..
A Caravana realizou um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos gratuitamente, atendendo crianças de zero a 12 anos. No período de 21 de julho a 2 de agosto, a Caravana passou por Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Princesa Isabel, Sumé, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Santa Rita, percorrendo uma rota de 2.300 km.
De acordo com a coordenadora da Caravana, Sandra Mattos, a meta era atender pelo menos mil pessoas. “Superamos a meta dos 1000 pacientes. Parte disso deve-se a uma parceria muito boa com a quase totalidade dos municípios já que a maioria aderiu à proposta de convênio com o Círculo do Coração para expandir a rede de assistência de cardiopediatria para a Atenção Básica”, explicou a coordenadora.
Alex Marcondes, de 10 anos, foi o paciente de número 1.000 que estabeleceu o alcance da meta. Lindinalva da Silva, mãe de Alex, aprovou o trabalho de mutirão. ““Trouxe meu filho para fazer um check-up e saber se tem algum problema no coração. Graças a Deus está tudo em ordem. Fiquei muito satisfeita”, avaliou.