Cidades como Monteiro, Sumé, Taperoá, Serra Branca, Livramento, Camalaú, Congo, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, Prata, Assunção, São Sebastião do Umbuzeiro, Ouro Velho, Amparo, Zabelê, Coxixola e Parari receberão insumos para o trabalho contra o coronavírus após a solicitação através da 5ª Gerência Regional de Saúde.
Dentre estes materiais estão os protetores faciais produzidos pela UEPB através do trabalho do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde- NUTES e estes equipamentos de proteção individual serão distribuídos gratuitamente com hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Corpo de Bombeiros, Batalhões de Polícia e Serviços de Atendimento Móvel (SAMUs), de acordo com informações da gerente Ravena Farias.
O Nutes da UEPB desenvolveu em laboratório o protetor facial que terá a distribuição gratuita aos profissionais que trabalham atuando diretamente com pacientes que apresentam sintomas da Covid-19 e equipes da segurança que atuam diretamente com pessoas com possibilidade de portar a doença. A iniciativa do Laboratório de Tecnologia 3D (LT3D) tem o objetivo de colaborar com os órgãos de saúde neste momento em que todo o mundo está na luta contra o novo coronavírus.
O protetor facial é para ser usado por cima da máscara durante atendimento dos médicos à pacientes infectados pelo COVID-19 em UTIs. Esse protetor é usado por médicos na China e em outros países e dá maior proteção, com ele, os médicos podem usar a máscara por mais tempo. Ele foi desenvolvido pelo engenheiro Rodolfo Castelo Branco, coordenador técnico, e Yasmine Martins, coordenadora do LT3D da UEPB, deve ser usado para a proteção das máscaras, principalmente a N95.
A produção conta com a parceria da empresa do Grupo Duraplast.