O Corpo de Bombeiros e Polícia Civil confirmaram nesta segunda-feira (29) que a casa de shows “Up Garden” foi interditada e passará por investigação. De acordo com o Cel. Araújo, comandante-geral da corporação, as informações sobre o caso foram repassadas ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), Instituto de Polícia Científica (IPC) e Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
A estrutura de madeira e telhado da casa de shows desabou na noite desse domingo (28), durante uma festa de aniversário no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa. Foram 46 pessoas feridas, sendo que 38 tiveram alta e três estão em estado grave — uma delas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) — de acordo com o boletim do Hospital de Trauma e Emergência da capital.
O comandante-geral, afirmou que a casa de shows não possuía licença para operar no evento deste domingo, pois “estava irregular com as normas de prevenção e combate a incêndio”. Por isso, será instaurado um inquérito administrativo pelo Corpo de Bombeiros, e os responsáveis pelo estabelecimento vão enfrentar consequência cíveis e criminais pelas vítimas.
“Fizemos a interdição do espaço físico, a aplicação de multa e a notificação também. Repassamos as informações para os órgãos, como Prefeitura Municipal e Ministério Público, para exatamente tomarem as medidas de cada órgão”, disse. “Para aquele evento especificamente, não constava licença nossa, do Corpo de Bombeiros”, completou Cel. Araújo.
Neste primeiro instante, o Corpo de Bombeiros realizou os cuidados às vítimas do desabamento, verificando a possível existência de alguém que estivesse debaixo das estruturas. Ao Portal MaisPB, a Polícia Civil informou que o IPC deverá trazer laudos e perícias mais detalhadas em uma investigação criminal sobre o ocorrido, com a participação técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
A posição da casa de shows
Depois do desabamento, o perfil oficial do Up Garden Altiplano no Instagram foi desativado e até o momento não houve um pronunciamento sobre o ocorrido. Os responsáveis pela organização do evento apontaram que o ocorrido não tem nenhuma ligação no que diz à produção do evento, pois o palco não cedeu, foi o telhado acima.
“Só queria deixar claro, inicialmente, que não foi a estrutura do palco que caiu… A estrutura de palco salvou as vidas que lá estavam… O que caiu foi o teto da casa de show. Todos nós queremos a posição da casa de show! Minha família e todos meus amigos estavam lá”, disse o cantor Gustavo Sagaiz, que levava o nome do evento, “Vibe do Sagaiz”.
Com MaisPB