O candidato a governador pela Coligação A Vontade do Povo, Cássio Cunha Lima (PSDB), defendeu a construção de um hospital de Emergência e Trauma no Sertão do Estado. O objetivo é melhorar o atendimento de urgência e emergências na região e desafogar os Traumas de João Pessoa e Campina Grande. Nos últimos três anos e meio, a Paraíba perdeu 546 leitos na rede hospitalar e tem um déficit de 1.500 leitos, segundo aponta o Ministério da Saúde.
Para ampliar a quantidade de leitos e melhorar o atendimento em Saúde, Cássio também pretende oferecer uma assistência de melhor qualidade nos hospitais regionais, principalmente nas especialidades de cardiologia, ortopedia, obstetrícia, atendimento vascular e câncer.
Outra medida anunciada pelo candidato tucano no guia eleitoral desta quarta-feira, 27, é a descentralização dos serviços de diagnóstico por imagem e de Hemodiálise, criando Centros especializados em outra regiões do Estado. “Vamos descentralizar os serviços de Saúde para que as pessoas que moram no interior do Estado não tenham que ser conduzidas para Campina Grande ou João Pessoa para fazer uma ressonância magnética”, reforçou Cássio.
O Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES – MS) mostra que, em dezembro de 2010, a Paraíba tinha 8.134 leitos. Em julho deste ano, o cadastro apontou 7.588 leitos. Uma redução impressionante de 546 leitos.