As obras de transposição do Rio São Francisco na Paraíba, previstas para terminar até janeiro de 201, poderão ser concluídas ainda em 2016. A informação é do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. Representantes do PSDB e do PMDB estiveram reunidos com o ministro nesta quinta-feira (19).
Os três senadores do estado, Cássio Cunha Lima (PSDB), José Maranhão (PMDB) e Raimundo Lira (PMDB), e os deputados federais Pedro Cunha Lima (PSDB) e Hugo Motta (PMDB) foram recebidos em audiência pelo ministro, que teria garantido que as obras serão concluídas ainda neste ano de 2016.
Os políticos pediram ainda a antecipação do cronograma da transposição no Eixo Leste, além da adutora do Pajeú para a região de Princesa Isabel, a adutora de Jaçanã para Cuité, e região, e a inclusão do ramal de Piancó. O objetivo é acelerar o ‘socorro’ a Campina Grande e cidades da região que podem ficar sem água a qualquer momento.
Para formalizar esse pedido de adiantamento nas obras, os políticos assinaram um documento para ser entregue o presidente em exercício Michel Temer.
O Eixo Leste da transposição está 82% concluído e poderá ficar totalmente pronto ainda em 2016. O ministro teria relatado que as obras não dependem só da Integração Nacional, mas de outros ministérios, como Fazenda e Planejamento, que precisariam ser procurados também pelos políticos, diante da urgência
A bancada também solicitou que as obras de saneamento das cidades, por onde o canal passará, não sejam descuidadas e andem na mesma velocidade da transposição. De imediato, Hélder teria pedido aos técnicos do ministério, presentes na audiência, que tomassem nota da solicitação e a executassem com determinação.