O candidato ao governo pela coligação A Vontade do Povo, Cássio Cunha Lima, propõe eixos estratégicos para a promoção da segurança cidadã e da paz social no Estado.
Os eixos são: a prevenção e controle da violência e instauração de uma cultura de paz; a gestão compartilhada e integrada; o enfrentamento inteligente e qualificado de combate à violência; modernização institucional; valorização dos profissionais; descentralização e cooperação regionalizada; e política penitenciária humanizada.
De acordo com Cássio, para que o serviço de segurança pública seja universalizado e ofertado com qualidade na Paraíba, é preciso construir uma Política Estadual de Segurança e de Defesa Social edificada.
“Faz-se urgente realizar um esforço coletivo para estabelecer um pacto geral entre Governo e Sociedade, partindo do encaminhamento de propostas estratégicas claras, de curto e médio prazo, que direcionem as intervenções públicas”, afirmou o candidato.
Entre as suas propostas para a segurança, estão as redes de prevenção social, com a participação da sociedade civil organizada e programas de prevenção à violência; centros de tratamento e reabilitação para dependentes químicos; implementação do plano e programa estadual de iluminação pública; consolidação de um moderno sistema de processos de aferição efetiva dos fatos delituosos ocorridos, com gestão compartilhada; e assegurar o processo de integração e a superior coordenação das polícias, sob o comando estratégico da Secretaria estadual.
Cássio considera importante consolidar e implantar ações no âmbito de uma política de programas de ressocialização; reformular a Ouvidoria de Polícia, valorizar o funcionamento do Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Corregedoria de Polícia; implementar o Sistema Integrado de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça Criminal no Estado; e estabelecer, a partir da utilização do mapeamento criminal, pontos estratégicos de controle e de operação presença.
“Precisamos fortalecer o trabalho da polícia nas fronteiras do Estado, articulando-o com as ações das outras forças de segurança presentes no território paraibano e nos territórios dos demais Estados que fazem divisa com a Paraíba, além de promover a modernização institucional”, explicou o senador.
Política Penitenciária Humanizada
Para Cássio, é essencial estabelecer uma política penitenciária humanizada, com a reestruturação da Escola de Gestão Penitenciária, aprimorando o processo de formação e capacitação continuada dos agentes penitenciários; além da valorização dos profissionais da Segurança e a descentralização e cooperação regionalizada.