Centro de Especialidades Médicas realiza mutirão de teste do olhinho em Monteiro

A cada um minuto uma criança fica cega no mundo. Essa é a estimativa da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, que revela ainda a existência de aproximadamente 25 mil crianças com deficiência visual no Brasil. De acordo com especialistas, cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados.

E para justamente detectar doenças visuais ainda em fase inicial, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu neste último sábado, 09, um grande mutirão do Teste do Olhinho para crianças de 0 a 3 meses, no auditório da Escola Maria Laurcéia no bairro Quinta da Boa Vista.

“Essa iniciativa auxilia no diagnóstico de diversas enfermidades oftalmológicas, como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma, obstrução do canal lacrimal, dentre outras. Quando há o diagnóstico precoce, é possível realizar o tratamento de forma imediata para melhores resultados do paciente”, detalhou o médico oftalmologista da Rede Municipal, Dr. Italo Carneiro.

De acordo com a diretora do Centro de Especialidades Médicas – CEMED, Solenil Silva, compareceram 50 crianças para a realização do teste, onde nenhuma apresentou qualquer alteração na visão. “Temos que comemorar este mutirão. Compareceram muitas crianças, detectamos que ainda faltam 16 para realizar o teste, mas que já estão sendo tomadas as providências. Tivemos a palestra do Dr. Italo que foi bastante esclarecedora pra todos os papais e familiares que fizeram questão de comparecer e aprender.”, disse.

O Teste do Olhinho, saiba como é:

O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como teste do olhinho, é um exame que ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos nas crianças.

Catarata infantil e retinoblastoma e glaucoma, são algumas das doenças que podem ser detectadas precocemente pelo Teste do Olhinho. O exame é simples, basta o médico observar o fundo do olho da criança com um aparelho próprio, parecido com uma lanterna que é o oftalmoscópio. O tratamento das doenças pode ser iniciado prontamente, diminuindo o risco de a criança perder a visão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar