A Controladoria Geral da União (CGU) vai fiscalizar a aplicação de recursos federais em dois municípios paraibanos este ano. A escolha das cidades ocorreu por sorteio e a lista foi divulgada no Diário Oficial da União.
Na Paraíba serão fiscalizados os municípios de Santo André e Cacimbas. O sorteio selecionou 60 unidades municipais, com população de até 500 mil habitantes. Santo André fica localizado no Cariri paraibano.
Para o ministro da CGU, Wagner Rosário, o objetivo da fiscalização é assegurar a correta aplicação dos recursos públicos. “Trata-se de mais uma linha de atuação da Controladoria, que busca incrementar o controle dos recursos federais repassados aos municípios e, com isso, aprimorar a gestão pública. A consequência será o aperfeiçoamento da execução das políticas públicas, em benefício da população, com a entrega de serviços de mais qualidade aos brasileiros”, explica.
Os auditores da CGU analisarão os recursos federais ali aplicados. O escopo de fiscalização será definido individualmente após a seleção, com base na análise de materialidade e criticidade da aplicação dos recursos destinados a cada município.
Poderão ser fiscalizados, por exemplo, programas das áreas sociais, como Saúde e Educação, ou programas que receberam maior quantidade de recursos federais. Os trabalhos de campo dos auditores da CGU estão previstos para serem concluídos em agosto, e os relatórios com os achados da fiscalização, em dezembro.