Os icônicos programas criados por Roberto Gómez Bolaños, o ‘Chespirito’, “Chaves” e “Chapolin Colorado”, voltarão à televisão depois de quatro anos sem transmissões em todo o mundo.
A notícia chegou ao público dos Estados Unidos, onde os programas serão retransmitidos pelo canal UniMás, da TelevisaUnivisión, que confirmou as datas de transmissão de ambos os programas. As transmissões terão início no dia 23 de setembro. Ainda não há data para o retorno ao Brasil.
Este retorno à televisão marca um novo capítulo na controversa história do legado do comediante, falecido em 2014, cuja série deixou de ser exibida mundialmente em 2020. Naquela época, a Televisa decidiu não renovar os direitos de transmissão com o Grupo Chespirito, empresa dirigida por Roberto Gómez Fernández, filho do comediante.
SBT estuda retorno de Chaves para a TV brasileira
A rede de televisão que popularizou os programas de Chespirito no Brasil foi o SBT, que, após receber a notícia de que ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ voltariam às televisões – pelo menos nos EUA – tratou de se interessar por um retorno também no país, onde os fãs ainda hoje são fervorosos, segundo apurou o portal F5.
Em 29 de julho de 2020, o SBT recebeu a notificação da Televisa informando que a exibição dos seriados não seria mais permitida a partir de agosto daquele ano – quando a série completaria 36 anos de exibição no Brasil.
“O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora”, disse o comunicado na época.
Nova série versão animada
Em junho, a THR3 Media Group, outra empresa detentora dos direitos da franquia, anunciou novidades sobre o universo ‘Chaves’ em um evento realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. Os projetos envolvem uma nova versão em animação, desta vez com a presença de Chiquinha, papel de Maria Antonieta de las Nieves.
Por conta de uma disputa judicial, Chiquinha ficou de fora da série animada lançada em 2005. Desta vez, todos os personagens clássicos estarão presentes, mas a obra ainda não tem data de lançamento.