Chegada da água do São Francisco a Boqueirão é antecipada para quarta-feira

O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, confirmou ao Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), na manhã deste sábado (8), que a água da Transposição do São Francisco vai chegar nesta quarta-feira (12) ao açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande e outras 18 cidades. No cronograma anterior, a chegada da água era prevista para o dia 25 de abril.

Segundo Lira, na quarta, o Ministro Hélder Barbalho e uma comitiva de parlamentares paraibanos, dentre eles o senador Raimundo Lira, estarão em Campina Grande, de onde seguirão para Boqueirão para acompanhar a chegada da água ao açude. Atualmente, o açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, tem cerca de 3% da capacidade e precisa urgentemente da água da transposição para se recompor.

O governo do Estado informou neste sábado (8) que o açude passa por obras para receber a água da transposição. “A Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact) está monitorando o percurso das águas, que já estão no município de Caraúbas. O governador Ricardo Coutinho se reunirá, em grande festa, às lideranças e à população da região para abraçar a chegada das águas”, disse a nota do Estado.

As águas da transposição do Rio São Francisco chegaram à Paraíba no início de março e agora seguem pelo Rio Paraíba passando pela Barragem Camalaú até chegar a Boqueirão, um trajeto de aproximadamente 130 km. Com a chegada das águas à Barragem de Boqueirão, as águas do Velho Chico já beneficiarão cerca de 716 mil habitantes, em um total de 19 municípios, destacando-se a segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande, que assim terá resolvida a sua crise hídrica.

Os demais municípios são: Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó, Cabaceiras.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar