O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) emitiu um alerta, na manhã desta segunda-feira (30), sobre as chuvas que estão ocorrendo desde a noite desse domingo (29) em João Pessoa. Segundo o coordenador da Defesa Civil da Capital, Noé Estrela, o alerta foi de chuvas moderadas podendo ocorrer inundações. De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, do começo da manhã até perto das 11h, já chegou a chover 69,2 milímetros, em João Pessoa, um índice considerado alto para o intervalo de tempo. Várias ruas da Capital ficaram alagadas e o trânsito foi desviado. A previsão é mais chuvas até esta terça-feira (31).
“Após o comunicado do Cenad, nossas equipes iniciaram vistorias nas áreas de risco e nos pontos críticos. Vamos ficar em alerta total e estamos monitorando as chuvas para agir rápido caso seja necessário. O alerta do Cenad foi de possíveis inundações nas próximas horas”, comentou Noé Estrela.
Segundo a assessoria de imprensa da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, o trânsito ficou obstruído em alguns pontos da Avenida Epitácio Pessoa (em frente ao colégio Lourdinas); foi desviado na avenida principal do bairro dos Bancários pela Rua Rosa Lima dos Santos; no sentido bairro-Centro; no sentido Centro-bairro, o desvio foi pela Rua Flamboyant.
O trânsito foi interrompido por conta do excedente de água na Rua Brasilino Alves da Nóbrega, na ladeira que liga os bairros de Mangabeira a Valentina.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apenas um acidente foi registrado até as 11h desta segunda. A batida entre um carro e uma moto aconteceu no trecho da BR-230, próximo ao posto da PRF de Manguinhos, em Bayeux, na Grande João Pessoa. O motociclista ficou ferido e foi socorrido pelo Samu.