A forte chuva que atingiu a região litorânea da Paraíba não se estendeu na mesma intensidade para o interior e chegou a Campina Grande, a 125 km de João Pessoa, com menos força. O açude de Boqueirão, que abastece Campina, a 40 km da cidade, não recebeu água e permanece com 10,2% da capacidade.
O acumulado pluviométrico registrado em Campina entre sexta (15) e essa segunda (18) no fim de semana foi de 68,2 milímetros (mm), segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
De acordo com a Defesa Civil de Campina, são 18 áreas de risco monitoradas na cidade e nenhuma delas registrou ocorrências graves durante o fim de semana chuvoso.
A Defesa Civil Municipal faz um levantamento prévio e monitora três bacias atualmente: a de Bodocongó, a das Piabas e a do Prado. Além disso, os cidadãos têm à disposição os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros), que devem ser chamados em casos de emergência.
“A Prefeitura de Campina Grande está sempre alerta para atuar quando for preciso. Mas sempre é bom lembrar que, para mantermos a cidade livre de alagamentos, necessitamos que a população trabalhe conosco, evitando o despejo de lixo em canais, córregos e esgotos da cidade”, ressaltou o secretário de Obras do Município, André Agra.