Nesta terça-feira (16), conforme boletim divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o estado registrou chuvas intensas em várias regiões da Paraíba.
Na região do Cariri não foi diferente e várias cidades registraram mais um dia de fortes chuvas, com altos índices pluviométricos. Segundo dados colhidos pelo portal De Olho no Cariri junto a AESA, Serra Branca e São Domingos do Cariri foram as cidades em que mais choveram nesta terça-feira (16).
O município de Serra Branca registrou uma chuva de 109,5 milímetros, igualando a índices de chuvas caídas no Sertão do estado. Em São Domingos do Cariri, choveu mais de 100 milímetros. As águas recarregaram o principal açude da cidade, que aumentou mais de dois metros na lâmina e provocou uma cheia considerável no Rio Paraíba, afluente do Açude de Epitácio Pessoa, em Boqueirão.
Uma intensa chuva iniciada pela tarde entrou pela noite e encheu os caririzeiros de alegria. Vários rios, barreiros e açudes receberam uma considerável recarga de água e amanheceram com enchentes, a exemplo do Rio Paraíba. Em Serra Branca, o Rio do bairro do Pilão apresentou uma enchente e chamou atenção de populares que registraram a cheia nas redes sociais.
A previsão para as próximas horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de mais precipitações intensas para localidades do Sertão, Cariri e Seridó paraibano.
Confira os dados dos índices pluviométricos das chuvas caídas nesta terça-feira em algumas cidades do Cariri:
Serra Branca: 109,5 mm
Ouro Velho: 49,4 mm
Taperoá: 25,00 mm
Congo: 22,00 mm
Prata: 2,9 mm
Camalaú: 36,6 mm
Livramento: 11,00 mm
Coxixola: 63,8 mm
São José dos Cordeiros: 28,00 mm
Assunção: 12,00 mm
Amparo: 34,9 mm
Parari: 28,7 mm
São João do Cariri: 10,00 mm
Sumé: 12,1 mm