O Ministério da Saúde publicou um edital com 6.252 vagas para o projeto Mais Médicos para o Brasil. As vagas estão autorizadas e foram distribuídas para cidades que desejarem renovar a participação ou aderir ao programa. Para Paraíba foram disponibilizadas 57 vagas, desse total, oito são para João Pessoa. A capital que terá o maior número de vagas é Manaus, com 256.
O edital estabelece um número diferentes de vagas para cada município. Para ter acesso às vagas, os municípios devem informar quantos profissionais querem receber. O valor da bolsa para os profissionais é de 12,8 mil reais, além de auxílio-moradia, que varia de região para região.
Na Paraíba, 42 municípios paraibanos podem solicitar profissionais do programa. Cinco cidades da região do Cariri serão beneficiadas.
Veja como serão distribuídas as vagas:
- Alagoinha (1)
- Araruna (1)
- Areia (1)
- Aroeiras (1)
- Assunção (1)
- Baraúna (1)
- Bayeux (1)
- Belém (1)
- Bonito de Santa Fé (2)
- Cabedelo (2)
- Cacimbas (1)
- Caiçara (1)
- Cajazeiras (3)
- Camalaú (1)
- Campina Grande (4)
- Carrapateira (1)
- Conde (1)
- Coremas (1)
- Cuité (1)
- Gado Bravo (1)
- Guarabira (1)
- Gurjão (1)
- Ingá (1)
- Itapororoca (1)
- Joao Pessoa (8)
- Juazeirinho (1)
- Juripiranga (1)
- Lagoa (1)
- Mamanguape (1)
- Mulungu (1)
- Nova Palmeira (1)
- Pilões (1)
- Pombal (1)
- Puxinanã (1)
- Santa Cecília (1)
- Santa Cruz (1)
- Santana dos Garrotes (1)
- São Miguel de Taipu (1)
- Soledade (1)
- Taperoá (2)
- Teixeira (1)
- Umbuzeiro (1)
O Mais Médicos foi criado em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff. Atualmente, são 18 mil vagas: 13 mil profissionais estão atuando e 5 mil postos estão desocupados.
O contrato de participação na iniciativa é de quatro anos, prorrogável pelo mesmo período. Ao todo, o investimento previsto pelo governo federal para este ano é de R$ 712 milhões.