O município de Sumé, nos dias 04 a 10 de maio recebeu a visita técnica da consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Cristina Trarbach, que veio fazer o acompanhamento e monitoramento do convênio celebrado entre o Ministério e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (Cisco) para a construção de cisternas de placas na região.
A consultora do MDS visitou seis municípios da região contemplados com cisternas: Sumé, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Gurjão, São João do Tigre e Serra Branca.
Durante a visita, ela conversou com os beneficiários, prefeitos, agentes de saúde, pedreiros, conselheiros municipais e secretários. De acordo com Cristina, a visita serviu para acompanhar a execução do convênio e perceber os desafios enfrentados pela equipe e pelos agricultores, diante das distâncias, condições de estradas e dificuldades de acesso em algumas localidades.
No último dia da visita, ela fez uma reunião de avaliação com o presidente do Cisco, doutor Neto, com a secretária, Euza Aparecida e com a equipe do convênio.
De acordo com o técnico responsável, Sérgio Cordeiro, do total de 800 cisternas previstas, foram construídas 778. Em Sumé, estão prontas 136, faltando apenas 12. O cisco está aguardando a liberação do MDS para iniciar a segunda etapa do convênio, que prevê a construção de mais 2.300 cisternas de placas. Em Sumé serão executadas mais 600.