“Antes o sofrimento era muito grande. Tinha que ter um boi com uma carroça, uns tambores para colocar água em casa. Buscando um pouco d’água onde tivesse. Era um sonho meu ter uma cisterna em casa, e graça a Deus agora ganhei uma cisterna”. É o que afirma a ex-professora Sônia Souza do Sítio Varejão de Serra Branca, ela percorria cerca de dois quilômetros para abastecer água para consumo humano. E hoje em dia, é somente bombear manualmente para tirar água de sua cisterna que foi construída pelo o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental.
De acordo com Sérgio Cordeiro, Coordenador Geral do Convênio, essa cisterna na casa de Sônia finaliza mais uma etapa, totalizando 12 famílias beneficiadas no Sítio Varejão. Sérgio afirma: “O projeto objetiva a universalização do acesso à água em toda zona rural do Município de Serra Branca. Já foram construídas 77 na primeira etapa e serão 355 na segunda.”
Em Serra Branca, a Instituição responsável pelas construções das cisternas foi a Cooperativa dos Profissionais em Atividades Gerais – COOPAGEL. Os recursos são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS e executado pelo CISCO, este sediado em Sumé e que tem como Presidente doutor Neto Duarte, atual prefeito de Sumé.