Coluna Cariri – Por Geordie Filho

O FIM DE UM IMPÉRIO

As eleições deste ano marcaram o fim de um império de poder na cidade de Monteiro, o do grupo político comandado pelo deputado João Henrique. A jovem prefeita Anna Lorena bateu de frente com o sistema instituído pelo deputado há alguns anos na cidade, e derrotou sua filha Micheila e esposa Edna, que disputavam a prefeitura na mesma chapa como candidatas a prefeita e vice, respectivamente. Lorena mostrou força e foi reeleita com a maior diferença de votos já registrada na cidade, mais de 3 mil.

DEPOIS DA QUEDA, O COICE

Para a surpresa de muitos, após a derrota em Monteiro, o grupo do deputado João Henrique não foi a público para emitir sequer uma mensagem de agradecimento às pessoas que acreditaram no projeto de Micheila e Edna Henrique. Simplesmente calaram com relação a Monteiro, mas se manifestaram nas redes sociais sobre outras cidades. A única resposta para a cidade veio por parte da deputada Edna Henrique, que cancelou uma emenda parlamentar no valor de R$ 3 milhões que havia destinado para o município, amplamente divulgada por ela durante a campanha eleitoral, mas que após a derrota, foi simplesmente deixada de lado pela parlamentar.

TIME CAMPEÃO

A vitória de Lorena em Monteiro contou com a ajuda de muitos aliados, mas teve fundamental participação de pessoas que colaboraram diretamente nesta conquista. Um deles foi o empresário Felipe Lago, que entrou com tudo na campanha de sua esposa e só sossegou depois de conseguir inúmeras adesões de peso para o grupo. Outro que colaborou de forma direta durante todo o pleito, conhecido como a cabeça pensante da campanha, foi o jornalista Fred Menezes, conhecedor que é da política monteirense.

FESTA DA COVID

Pegou mal, muito mal, o show da banda Cavaleiros do Forró realizado em São João do Tigre para comemorar a vitória do prefeito eleito Márcio Leite, na última semana, diante da multidão que se reuniu em praça pública mesmo diante da pandemia da Covid-19. A Procuradora do MPF, Janaína Andrade, não gostou do que viu e botou furando nos acusados de promover o evento que provocou tamanha aglomeração. Poucas pessoas usavam máscaras.

SALDO POSITIVO

O resultado das eleições do último dia 15 confirmou que o governador João Azevedo é a maior liderança política da Paraíba. Seu partido, o Cidadania, foi o que mais elegeu prefeitos no pleito deste ano, um total de 42, sem contar com muitos outros prefeitos eleitos que, mesmo sendo de outras legendas, fazem parte de seu grupo político. Por outro lado, o partido do ex-governador Ricardo Coutinho, o PSB, derreteu e saiu de 52 prefeitos, há quatro anos, para apenas cinco em 2020.

O JOGO CONTINUA

Mal saiu o resultado das últimas eleições, que alguns vereadores reeleitos e eleitos já iniciaram outra campanha no Cariri, a das eleições das Mesas Diretoras das Câmaras Municipais. Os mais articulados já têm os votos garantidos dos colegas para a eleição, mas isso não quer dizer que minutos antes da votação, tudo não possa mudar.

PICADINHAS…

…O povo de Monteiro mostrou que não aceita mais ser governado na base do chicote. Agora, ele só volta a estralar na festa de São João, ao som de Mano Walter.

…Em São Sebastião do Umbuzeiro, o prefeito Adriano Wolff mostrou quem que é bom de voto e foi reeleito.

…Lá em Ouro Velho a eleição nem graça teve. O médico Dr. Júnior conseguiu eleger o prefeito Augusto Valadares e todos os vereadores da cidade.

…Já em Zabelê, como já era de se esperar, Dalyson Neves foi reeleito e sepultou de vez os planos da oposição.

…Sandro Môco de Camalaú foi reeleito sem fazer muito esforço. Quando o povo quer, não tem jeito.

…Em Sumé, terra de Dennys Mayer, o prefeito Éden Duarte também mostrou que é bom de voto e vai continuar por mais quatro anos o projeto iniciado por seu aliado Dr. Neto.

…Na cidade de Prata não poderia ser diferente. O time do bem e da paz, liderado por Júnior Nóbrega, elegeu para prefeito o jovem Genivaldo Fernandes.

…A terra do mel, São José dos Cordeiros, elegeu o competente Felício Queiroz. Cabra bom e desenrolado.

…Souzinha, prefeito de Serra Branca, desbancou a oposição e vai passar mais quatro anos no comando da Prefeitura.

…Bastou acabar as eleições municipais, que os casos de Covid-19 voltaram a subir com tudo.

…Bolsonaro querendo privatizar a transposição do São Francisco. Dá pra tu ou fica frouxo?

…Cabaceiras deu a maior votação proporcional na Paraíba. Tiago Castro teve mais de 90% dos votos.

…Ibama voltou a agir com tudo no Cariri. Desmatamento na região é desenfreado, tem que apertar o nó.

…Perdemos muita gente boa esse ano. Pessoas próximas se foram pro andar de cima sem tempo de dizer adeus.

…Lulu dos Tropicais obteve apenas 24 votos e foi derrotado pela terceira vez em Monteiro. Já pode pedir música no Fantástico.

…Cuida que hoje é dia de mé lá no Bar de Mauro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar