BRASIL REBAIXADO
Por Simorion Matos
Não é somente o Vasco da Gama que enfrenta o desconforto da zona do rebaixamento. O Brasil de Lula e de Dilma também está na linha vermelha e começa a perder o conceito de bom pagador.
Segundo a colunista global Miriam Leitão, perda do grau de investimento é culpa do governo Dilma. Para ela, o governo brincou com os números fiscais do país, com pedaladas, truques, isenções de impostos distribuídos de forma desigual na cadeia produtiva, e gastos excessivos principalmente no ano passado, que foi de campanha eleitoral.
Isso por si só já começou a nos colocar na rota do rebaixamento. Mas houve também a dificuldade política. Ela decorre da incapacidade de gerenciamento da crise e de condução da coalizão demonstrada pela presidente Dilma.
COMUNICAÇÃO COM IMPARCIALIDADE
A Rádio Princesa Isabel reuniu no sábado, 5 de setembro, durante a sua festa de aniversário, todas as tendências da política local. No salão de festas do Acqua Club marcaram presença o prefeito Dominguinhos (PSDB), o advogado Rivaldo Rodrigues (PSOL), o médico Aledson Moura (presidente do PSB) e o pré-candidato a prefeito da oposição, Ricardo Pereira, além de vereadores de situação e oposição.
A linha editorial da emissora prima pela abertura de espaços para todas as lideranças, contribuindo para o pleno exercício da democracia através da comunicação.
SEM ÁGUA
Já estamos no meio do mês de setembro e a estiagem permanece. Mas não foi anunciada, pelo governo federal e pelo governo estadual, qualquer providência efetiva para resolver o problema, em curto prazo.
Minguados carros pipa são meros paliativos, enquanto os reservatórios secam cada vez mais. Sem recursos para investimento em estrutura hídrica, os municípios são condenados a conviver com a humilhante realidade das latas dágua na cabeça.
PERSPECTIVA DE RENOVAÇÃO
Nos bastidores da política monteirense comenta-se que muitos nomes novos estão trabalhando pré-candidaturas à Câmara Municipal, nas eleições do próximo ano.
Até o final deste mês os pretensos candidatos deverão definir as filiações partidárias. O PSDB da prefeita Edna Henrique e o DEMOCRATAS do deputado João Henrique, deverão receber várias filiações.
UMAS & OUTRAS
Pinto do Monteiro e João Furiba
Numa visita que o cantador João Furiba foi fazer ao poeta Pinto do Monteiro, em Sertânia, Pinto se encontrava doente quando Furiba chegou na porta de sua casa e, saudando o rei dos cantadores, disse:
“Há tempo que eu não vinha
nesta santa moradia
visitar o velho Pinto
Me traz tanta alegria
Que é mesmo que ter tirado
O bolão da loteria”
Pinto, com muito bom humor, respondeu:
“Eu não imaginaria
que você chegasse agora
Com essa sua presença
Obtive uma melhora
Mas eu vou ficar bom mesmo
Quando você for embora”