O príncipe Charles, filho mais velho da Rainha Elizabeth II, assumirá o posto de rei do Reino Unido após o falecimento da mãe. Aos 73 anos, ele será o mais velho da história a assumir o trono, pois a rainha foi a monarca mais longeva, ultrapassando a marca de sete décadas na liderança.
Apesar de alcançar o trono tarde, Charles já acumulava funções de um monarca, por conta da idade avançada de Elizabeth II, que tinha atividades mais limitadas. Porém, ele se transformou no sucessor após a morte do pai, o príncipe Philip, cuja morte aconteceu em abril do ano passado.
Além disso, o novo rei do Reino Unido assume esta posição por ser o primogênito da Rainha Elizabeth II. Os outros irmãos, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward, por outro lado, praticamente nunca assumirão o posto mais alto da realeza, porque a sequência de primogênitos é grande. Depois de Charles, será o príncipe William, que passará, depois, para o filho mais velho: príncipe George.
Agora, o príncipe Charles precisará passar por alguns processos para ser coroado rei. Primeiramente, precisará escolher se utilizará o nome “Rei Charles III” ou algum outro. Com isso, nas próximas 24 horas, acontecerá a tradicional cerimônia de coroamento do novo rei. Na posse, não terá um nova rainha, visto que a esposa do novo monarca, a princesa Diana, morreu em 1997 após um acidente de carro.