O comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Monteiro, Major Samaroni Delgado da Costa, apresentou os índices alcançados pelas forças de segurança da região do Cariri durante o ano de 2019, e reuniu os policiais militares da área para traçar novas metas a serem alcançadas neste ano de 2020.
Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017 e fez um recorte regionalizado da violência no país, os dados constatam que a Paraíba é o único Estado do país que conseguiu reduzir por sete anos consecutivos o número de homicídios.
A região 14ª AISP, através do 11º BPM, situada no Cariri paraibano, obteve o melhor índice na redução percentual do Estado, na taxa de homicídios, tendo uma queda de 64% nas taxas de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI. A nível do Estado, registrou uma redução de 22% em casos de homicídios em 2019.
“Esse resultado foi fruto de muito planejamento e ação tática na região do Cariri, através do 11º Batalhão de Polícia Militar e pelo Comando de Policiamento Regional I, em trabalho em conjunto com outras forças de segurança pública como Bombeiro Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Sistema Penitenciário, através do Programa Paraíba Unida Pela Paz, sendo destaque na reunião presidida pela Secretaria de Segurança e Defesa Social em João Pessoa, onde foram apresentados os excelentes números nas reduções de crimes e no êxito das ações que resultaram o primeiro lugar da Unidade Operacional, nos índices no Estado”, comemorou o comandante do 11°BPM.