Comando de greve da UFCG de Sumé promove dia de atividades na região

Objetivando sensibilizar a sociedade sobre os motivos e a importância do movimento grevista, o Comando Local de Greve – ADUFCG, através da Comissão Local de Greve – Sumé, promoveu na última quarta-feira (8), mais um de atividades. Pela manhã a comissão participou de entrevistas nas emissoras de rádio da região, divulgando a pauta das atividades do dia. Esta comissão é formada pelos professores da UAEDUC (Unidade Acadêmica de Educação do Campo) e UATEC (Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento), Wallace Ferreira, Valdonilson Barbosa, Ranoel José, Faustino Cavalcante, Sônia Maria, Luiz Antônio e Edvaldo Eloi.

Na tarde de quarta, 08, a comissão se reuniu para discutir e avaliar as atividades da semana anterior e socializar as discussões do movimento.

E conforme agenda, a noite aconteceu às 19h a palestra: Terceirização e Precarização do Trabalho, proferida pela professora Dra. Roseli Corteletti, que apresentou para professores, estudantes e outros membros da sociedade sumeense as implicações que o PL 4330/2004, traz a classe trabalhadora. Esta PL dispõe sobre o contrato de prestação de serviço a terceiros e as relações de trabalho dele decorrentes, e que agora está aguardando apreciação do Senado Federal.

Para a professora Corteletti, esta é uma prática antiga dos empresários, que a partir dos anos 1970 aumentou com a crise mundial do capital e que buscaram nesta reestruturação produtiva, a saída para recuperar as taxas de lucro a partir do modelo japonês toyotismo – também conhecido como acumulação flexível –idealizado por Eiji Toyoda, em superação ao taylorista fordista. “A terceirização não se trata de nenhuma novidade e sim um discurso empresarial como uma ferramenta de modernização das empresas, mas que na verdade é mais uma forma de obter mais lucros, porque implica diretamente na redução de custos”, enfatizou.

Além disso, Corteletti apresentou dados comparativos dos setores tipicamente contratante e tipicamente terceirizados, dos quais ficam evidenciadas as diferenças salariais, de condições de trabalho, garantia de direitos, e principalmente a precariedade do trabalho terceirizado.

Para o professor Wallace Ferreira, membro da comissão local de greve (CLG – Sumé), estes eventos tem por objetivo, além de manter a classe focada e lutando por seus direitos, sensibilizar a sociedade para que esta também apoie a causa, e as atividades noturnas propicia esta participação, considerando que durante o dia estão desenvolvendo suas atividades de trabalho: “é importante a participação deste público. Esta palestra problematiza não só os profissionais das universidade, mas toda uma classe de trabalhadores. Daí a importância de realizar estes eventos”, observou.

As atividades foram encerradas com um Sarau Poético na área externa do NEXT – Núcleo de Extensão do CDSA/UFCG.

No Meu Cariri

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar