Faltando pouco menos de três meses para a mudança da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa, alguns deputados já estão se articulando para assumir a presidência das comissões na Casa. O deputado Trócolli Junior (Pros) anunciou seu nome para presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a partir de fevereiro de 2017. Outro que declarou articulação para assumir uma presidência foi o democrata João Henrique. Ele é o atual vice-presidente da Mesa e pretende comandar a Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária do Legislativo.
A CCJ é atualmente ocupada pela deputada Estela Bezerra (PSB), que já declarou que não pretende permanecer no cargo, no início da nova legislatura. Já a Comissão de Orçamento tem como presidente o deputado Edmilson Soares (PEN). Trócolli Junior afirmou que sempre participou da Comissão de Constituição e Justiça como membro. Porém, como há um revezamento para presidir, ele faz questão de participar do processo de escolha. “Logicamente vou definir isso com a bancada do Governo e com todos os meus colegas da Casa. Mas, não acredito que tenha qualquer problema”, explicou.
João Henrique admitiu que há uma articulação entre os parlamentares para que ele seja o presidente da Comissão de Orçamento. A estratégia, segundo ele, não será prejudicada pelo fato dele compor a bancada de oposição ao Governo na Casa, mesmo sendo o novo presidente do Poder Legislativo no próximo biênio, Gervásio Maia (PSB), aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB). “Há conversações, ajustes e acordos para eu assumir a presidência. Se isso for consenso, com certeza estaremos lá. Não terei problema devido o meu posicionamento, pois todos sabem a transparência a qual mantenho”, ressaltou.
O líder da bancada de situação, Hervázio Bezerra (PSB), opinou e disse que deve haver o consenso entre os deputados para a escolha. Porém, ele defendeu o nome de Trócolli Junior para assumir o comando da CCJ. “Ele tem legitimidade, tem competência, tem o nosso apoio e o nosso reconhecimento. Estou sabendo agora da pretensão do deputado, mas quem sabe, semana vindoura, nós vamos conversar com a deputada Estela e com os demais membros que integram essa importante comissão aqui na Casa”, disse Hervázio Bezerra.