Começou nesta segunda-feira (10) as inscrições para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e os técnicos subsequentes. São 1.815 vagas pra o integrado ao médio e 1.845 para o ensino subsequente, totalizando 3.660 vagas. A entrada é para os cursos presenciais no ano de 2016. As inscrições vão até o dia 2 de outubro. A taxa de inscrição é no valor de R$ 50 (integrado) e R$ 40 (subsequente). O edital, publicado no dia 4 de agosto, pode ser conferido aqui.
As provas do processo seletivo acontecem no dia 8 de novembro. As vagas são ofertadas em Cabedelo, Campus Avançado Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Sousa e de forma pioneira nos novos campi de Catolé do Rocha, Esperança, Itabaiana, Itaporanga, Santa Rita e no campus Avançado de Mangabeira, bairro mais populoso da Capital paraibana.
A prova para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio constará de um único teste que avaliará conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática em nível de ensino médio. Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio o teste será de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História em nível de ensino fundamental.
Metade das vagas ofertadas por curso, turno e campus são destinadas para candidatos egressos de escolas públicas. O IFPB reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência. Em Sousa, há reserva de 20% das vagas para quem vive em assentamentos da reforma agrária.
Alguns cursos estão sendo oferecidos pela primeira vez como Experimental em Náutica.
Outros já existiam na modalidade superior como Automação Industrial, que agora surge na opção técnico, e também o curso de Segurança do Trabalho que também existe na modalidade de Educação a Distância e agora é oferecido como presencial em Patos. Outro curso novo é Cuidados de Idosos, comumente ofertado como qualificação.
Os demais cursos ofertados são Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Transporte Aquaviário, Pesca, Edificações, Eletromecânica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Mineração, Petróleo e Gás, Contabilidade, Eletrônica, Eletrotécnica, Equipamentos Biomédicos, Mecânica, Secretariado, Instrumento Musical, Controle Ambiental, Geologia, Agropecuária e Agroindústria.